“Em Mar de Mentiras você se transforma em um pirata cheio de personalidade para batalhar contra seus oponentes e descobrir quem merece o maior dos títulos da tripulação.
Esteja pronto para driblar os seus companheiros com suas histórias e saiba o momento certo de compartilhar os segredos sinistros que você descobriu sobre os seus oponentes. E o mais importante: tente não ser pego mentindo!”
Resumo de Regras:
Cada jogador recebe uma carta de personagem, forme um baralho com as cartas de histórias no centro da mesa, e por fim remova do jogo a carta do topo desse baralho sem a revelar.
Descarte agora as 5 primeiras cartas do topo desse mesmo baralho, cada uma na pilha de descarte correspondente ao tipo de carta. Coloque todas as fichas de tripulantes próximas a todos os jogadores e distribua duas para cada um.
Coloque a carta de convés próximo ao baralho de histórias e adicione a ela um tripulante, e entregue para cada jogador uma carta de história. Agora o jogo está pronto para começar!
No turno, o jogador deve comprar uma carta do baralho de histórias e então decidir entre as duas opções na sua mão e jogar uma carta fechada.
As cartas podem ser de 4 tipos:
Ao jogar a carta, o jogador deve declarar um tipo de história. Nessa hora ele pode mentir, por exemplo; jogar uma carta de grande feito e dizer que é um segredo sinistro. A única exceção é a carta de balela, que obrigatoriamente o jogador NÃO pode declará-la.
De acordo com a carta declarada, cada personagem têm um efeito diferente, que será realizado caso não haja contestação. Antes do jogador revelar sua carta, os demais jogadores podem contestar o jogador da vez, caso acharem que ele está contando uma mentira.
Caso a carta não seja contestada, o jogador a revela; se ele estiver falando uma verdade, ou seja, a carta jogada corresponder ao que foi anunciado pelo jogador da vez, ele adiciona 1 tripulante na carta de convés, lembrando que o convés possui um limite de 5 tripulantes. Caso tenha mentido, o jogador pega todos os tripulantes da carta de convés. Após uma das duas situações, o jogador realiza o efeito do seu personagem referente a carta revelada.
Carta de convés
Contestar: qualquer jogador que possua pelo menos dois tripulantes pode realizar uma contestação, nesse caso o jogador que deseja contestar deve revelar a carta jogada pelo jogador da vez. Caso o jogador da vez tenha dito a verdade, ele irá roubar dois tripulantes do jogador que o contestou e continua o turno normalmente.
Caso tenha contestado uma mentira, o jogador que contestou rouba 2 tripulantes do jogador da vez e o mesmo encerra o turno sem realizar mais nenhum efeito.
O jogo termina assim que um jogador atingir 15 tripulantes ou mais.
Primeiras Impressões:
Jean
Mar de Mentiras tem tudo para se tornar um grande “arroz de festa” nas mesas aqui no Brasil. O jogo é muito divertido, rápido e muito bem tematizado, a forma que o jogo transcorre, junto com o tema “casaram” muito bem. Apesar de ter jogado apenas uma partida, o jogo me deixou com uma grande vontade de jogar mais partidas.
A interação entre os jogadores está sempre presente, visto que quando se joga uma carta, além de declarar um alvo, você sempre que puder pode tentar contestar os outros jogadores. Ele possui uma característica que pode não agradar alguns jogadores, mas que faz o jogo brilhar em mesas mais “desinibidas”, que é quando jogar uma carta, fazer todo um role-play, contando e inventando histórias pro seu personagem.
Mas diferente de outros jogos de persiga ao líder, Mar de Mentiras possui um ponto diferente que me chamou muito a atenção. Os tripulantes que no caso são os pontos de vitória, nunca voltam pra reserva; eles sempre vão ficar rodando entre os jogadores, o que faz com que o jogo nunca se alongue muito, tendo sempre uma duração mais rápida. Pela experiência que tive com ele jogando via tabletopia, acredito que fisicamente, o jogo não passa de 30 minutos.
A arte está realmente muito linda e espero que a produção siga a mesma linha. Uma ótima novidade no mercado nacional, que irá divertir muitas pessoas. Sucesso no financiamento e futuramente sucesso nas mesas.
Pikachu
Mar de Mentiras foi um jogo que me surpreendeu de maneira bem positiva. No jogo você está tentando se tornar o próximo capitão do navio pirata através da sua influência perante a tripulação, mas outros também querem este posto.
Um dos grandes pontos positivos do jogo para mim são os personagens. Cada um deles possui habilidades diferentes e têm uma certa ‘presença’, você sente vontade de jogar com todos eles. Na mesa em que jogamos, nós interpretamos os personagens, o que deixou a experiência da jogatina muito melhor. Dito isto creio que a mesa seja uma das maiores influenciadoras para um boa partida de Mar de Mentiras.
Apesar das mecânicas de ‘Toma essa’ e ‘persiga o líder’, o jogo conta com um sistema de transferência da tripulação entre os jogadores, não havendo perda da mesma, desta forma o jogo tem uma duração controlada, o que é extremamente desejável.
Eu recomendo Mar de Mentiras a todo grupo que gosta de interpretação, dedo no olho e da temática pirata.
Fabs Fabuloso
Salve, nobre leitor(a)! Não tenho muito a acrescentar além do que foi dito pelo Jean, mas gostaria de destacar a importância da interpretação (roleplay) como o tempero que vai deixar as suas partidas mais saborosas.
Apesar dessa interpretação ser facultativa, eu os encorajo a incorpora-la em suas partidas. As ilustrações dos personagens possuem várias referências que podem ser usadas na hora de criar as histórias! Só para citar um exemplo, veja a carta do Filister, o “papagaio”, e entenda o porquê da palavra “papagaio” estar entre aspas!
Esses easter eggs nas artes são boas fontes de inspiração para criar as histórias, mas é claro que você pode aproveitar pra tirar uma onda com a cara do seu amigo também e criar um boato sobre ele que pode (ou não) ser verdade!
Eu poderia, por exemplo, contar um boato cabuloso aí sobre um tal pirata vigarista que quando bebe muito rum, vira um Alpha Player super agressivo. Será que é verdade? Alguém aí vai contestar?
Abraços!
Leonardo Oliveira
O Mar de mentiras é um jogo em que eu me diverti muito, principalmente com o entrosamento rápido dos demais jogadores da mesa. Essa foi a única partida que joguei, fluiu muito bem, foi rápida e possível de explorar bem as várias condições que o jogo nos coloca e se propõe. Achei o jogo bem encaixado com a mecânica de blefe e o ponto alto que ele proporciona é a possibilidade de inventar histórias e correlacioná-las com as de rodadas anteriores.
O jogo vai brilhar se os jogadores explorarem a sua criatividade nessas histórias, buscando argumentos até mesmo na arte das cartas para fortalecer a veracidade. A aproximação da mecânica e o tema é também um ponto positivo: as suas ações devem ser baseadas pelo perfil do personagem que você vai ser no jogo. O meu personagem era um pirata músico (que dizem que ele não toca nada e nem canta, mas isso eu contesto fortemente. Tudo balela).
Nele, quanto maior a quantidade de tripulantes no convés, melhor os efeitos de suas ações no seu blefe. Tematicamente, o músico precisa de sua plateia para que ele conquiste mais apoiadores. Para finalizar o relato da minha experiência, eu gostaria de agradecer ao covil e a cordilheira games pela oportunidade de conhecer o jogo. Passei uma parte da tarde com pessoas muito agradáveis jogando um ótimo jogo.
Mesmo eu me considerando tímido, me senti muito a vontade de jogar. Foi uma experiência muito positiva e que, com prazer, repetiria jogando mais vezes.
Júlio Novais
Na mesa certa Mar de Mentiras se torna um Coup com um divertido e engajador fator narrativo que é o diferencial de outros jogos do gênero.
Você tenta esconder a sua mentira (ou sua verdade) com alguma lorota pirata. Quem fala a verdade constantemente acaba produzindo um “banco” de pontos que pode dar a vitória para um mentiroso oportunista. Vencer sem mentir é difícil, e as vezes você será forçado a dissimular quando tiver uma mão não favorável ao seus planos, diferente de jogos como sheriff of nottingham ou coup onde é mais fácil vencer sendo honesto.
Espero que tenham gostado das nossas primeiras impressões, muito obrigado por terem lido o texto, compartilhe e deixe seu comentário. Um abraço e até o próximo texto!